Capela São Sebastião

Capela de São Sebastião em Macacos MG

Conheça a linda Capela de São Sebastião, em Macacos – MG

Construída no Século XVIII a linda Capela de São Sebastião é um dos principais cartões postais de Macacos. Neste artigo vamos lhe dar dicas incríveis. Antes de mais nada, siga macacos_mg no instagram para conferir fotos atualizadas da Igreja de São Sebastião.

Conheça Macacos MG

Localizado a 25KM de Belo Horizonte o charmoso vilarejo de São Sebastião das Águas Claras, carinhosamente conhecido como Macacos, guarda tesouros históricos inestimáveis, como a exemplo a Capela de São Sebastião, construída no século XVIII, com um lindo altar mor entalhado em madeira com cobertura em dourado policromado.

Macacos, como é conhecido o vilarejo, está situado entre montanhas, o que permite que o clima seja sempre agradável em todos os meses do ano. Além disso, o relevo montanhoso do vilarejo permite a prática de esportes radicais como o motocross e a montain bike.

Macacos é famoso pelas suas trilhas a exemplo da trilha perdidas e a tapete branco. Muitas pessoas escolhem Macacos por ser perto de BH, conseguir fazer um bate-volta em menos de 30 minutos, mas a grande dica é escolher uma das lindas pousadas para passar o final de semana ou o feriado.

O que fazer em Macacos

Criamos uma página exclusiva com diversas dicas sobre o que fazer em Macacos. Nela você encontrará detalhes sobre cada um dos passeios. A visita a Capela de São Sebastião é sem sombra de dúvidas uma destas dicas.

Capela de São Sebastião

A Capela de São Sebastião foi construída no século XVIII quando a exploração do ouro ainda era forte na região. A igreja de São Sebastião leva o nome do padroeiro da localidade, São Sebastião.

Sua construção data do século XVIII e se confunde com a formação do povoado. A descoberta de ouro na região atraiu tropeiros, garimpeiros e viajantes que foram se instalando nos arredores da capela, colocando a igrejinha no centro da comunidade.

Emoldurada pela rica vegetação local, a capela mantém a tradição cristã católica desde os tempos coloniais, ostentando, à sua frente, um cruzeiro de madeira e, em seu interior, um acervo de imagens e detalhes em madeira.

A Capela de São Sebastião já passou por duas grandes restaurações, esta última foi realizada pela Vale e a obra entregue em janeiro de 2021, ainda em tempo para as comemorações do Dia de São Sebastião.

Cartão postal de Macacos.

A simplicidade e beleza da capelinha e a paisagem que a cerca, criando uma moldura, a localização, bem no centrinho do arraial e todo o contexto histórico fazem da capela de São Sebastião um dos cartões postais do vilarejo.

É comum turistas fazerem fotos lindíssimas em frente a igreja e postarem em suas redes sociais. Casais, famílias, amigos que visitam Macacos registram o momento com uma belíssima foto.

A Capelinha de Macacos, como é conhecida, é um importante ponto turístico da comunidade e é tombada pelo Conselho Consultivo Municipal do Patrimônio Histórico de Nova Lima.

A igreja recebeu R$ 1,4 milhão em investimentos na reforma, que respeitou e manteve suas características originais, datadas do século XVIII.

A igreja é composta por duas edificações – a capela e um edifício de apoio. Na capela foi realizado a remoção e tratamento de fissuras e trincas, substituição do forro, reforma do telhado, pinturas externa e interna das paredes e esquadrias, reforma do piso, restauração das imagens, dedetização, substituição das instalações elétricas, implantação de sistema de sonorização e instalação de sistema contra incêndios.

O edifício de apoio foi reconstruído e ganhou nova cozinha, instalações sanitárias, sala de sacristia, sala multiuso, depósito e pátio coberto.

Quer ver mais fotos da Capela de São Sebastião? siga macacos_mg no instagram!