Localizado a somente 25 km de Belo Horizonte, o distrito de São Sebastião das Águas Claras, também conhecido como Macacos é um vilarejo charmoso que atrai casais, esportistas, famílias e grupos de amigos que buscam diversão e tranqüilidade.
Uma de suas primeiras construções é a charmosa igreja de São Sebastião, construída em 1718.
O povoamento do distrito de Macacos iniciou-se logo no início do século XVIII, com a descoberta do ouro na região. São inúmeras as histórias que definem o nome Macacos para o vilarejo.
Os bandeirantes portugueses chamavam de “macacos” os contrabandistas de ouro que usavam as trilhas da região para contrabandear ouro, com isso a região ficou conhecida como região dos Macacos”.
Com o passar do tempo, Macacos foi se formando, alicerçada, nas atividades de pequena agricultura e comércio de gêneros de primeira necessidade. A extração do ouro durou até meados do séc.
XIX, quando o metal tornou-se escasso e sua extração mais difícil, e isso fez com que a região ficasse esquecida. <br>Entretanto, nas últimas décadas, Macacos teve esse quadro mudado, pois o turismo, principalmente o ecoturismo, turismo de aventura e o turismo gastronômico vieram para ficar e estão agradando tanto quem visita quanto aos moradores.
Envolta por rios e montanhas exuberantes, os turistas encontrarão em Macacos inúmeras pousadas de ótima qualidade, restaurantes que variam desde a tradicional comida mineira ao mais saboroso prato mediterrâneo.
Quem gosta de artesanato terá a oportunidade de encontrar artigos bem interessantes na feira dos produtores e Lojinha do Kairós, com produtos produzidos na região. Ótimos presentes e artigos de decoração feitos de bambu, fuxico, madeira e papel artesanal.
Por Anderson Rocha (CEO Portal Macacos)